Boa notícia para diabéticos: mais um medicamento será distribuído gratuitamente pelo Farmácia Popular
O cloridrato de metformina de ação prolongada – para tratamento de diabetes – acaba de entrar na lista de medicamentos distribuídos de graça pelo programa Aqui Tem Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Com isso, sobe para 11 a quantidade de remédios utilizados no tratamento de diabetes (cinco) e hipertensão (seis) que podem ser solicitados pelos usuários nas mais de 15 mil unidades do programa em todo o País - farmácias e drogarias da rede privada parceiras do Ministério da Saúde. Segundo o órgão, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos deverão ser beneficiados com a medida.
Além desses 11 medicamentos gratuitos, os brasileiros, por meio desse programa, têm acesso a outros 13 tipos de medicamentos – com preços até 90% mais baixos que os de mercado – para tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas.
Para ter acesso aos produtos é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica. Essa é uma boa medida, pois evita a automedicação e incentiva o uso racional de medicamentos.Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados, nas unidades do Farmácia Popular, pelo nome genérico ou “princípio ativo”, que é a substância que compõe o medicamento.
Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários poderão ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele que deverá informar, ao usuário, o nome do “princípio ativo” que identifica o medicamento comercial (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.
Princípios ativos dos medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Aqui Tem Farmácia Popular:As dúvidas sobre o programa Farmácia Popular podem ser esclarecidas e comunicadas ao Ministério pelo Disque-Saúde (0800-61-1997) ou pelo e-mail analise.fpopular@saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário